Ziga Pages

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Tailândia

Além da imagem do rei Bhumibol Adulyadej, que mantém o mais longo reinado do mundo, a imagem de Buda também é onipresente no Reino da Tailândia. Há altares que a ele aludem nas entradas, nos arranha-céus, nos jardins dos parques, nas casas construídas à beira dos rios e mesmo nos aposentos das residências tailandesas.

Cerca de 95% da população é budista, e o país todo tem 32 mil templos dedicados à religião. Destes, 400 ficam na caótica Bangkok e 320 estão em Chiang Mai, a segunda cidade do país, a 700 km da capital. Além do budismo e da paixão pelo rei, outros aspectos tornam tão diferente para os brasileiros esse país asiático. Os tailandeses têm língua e alfabeto próprios, ambos totalmente incompreensíveis para os falantes da língua portuguesa, e vivem atualmente o ano de 2050, número que é grafado em algumas das notas fiscais.

Um hábito que faz parte do cotidiano da população é a massagem. Não faltam casas de massagem em cidades como Bangkok. E não se trata de uma massagem leve qualquer. Pelo contrário. Além das mãos, a massagista usa, por exemplo, os joelhos e as pernas para apalpar e dobrar o corpo do cliente.



Bangkok


A memória da capital da Tailândia que jamais sairá de nossas cabeças provavelmente será da mistura do cheiro de incenso com esgoto. Toda a cidade é apinhada de barraquinhas de vendedores de comida desidratada, comida pronta para o consumo, ingredientes para a culinária, entre outros. As calçadas são lavadas com a mesma água utilizada para a preparação das refeições, o que obviamente nos impressionou.

Nossa primeira refeição em Bangkok



Coca-Cola zero


Buda de Ouro, Buda Reclinado, Buda de Esmeralda... - É tanto Buda e tanto templo que muitas vezes nos confundimos e não lembramos mais onde vimos o quê. Muitos desses lugares sagrados parecem pequenas ilhas de paz na caótica Bangkok, cidade de trânsito complicado e de calçadas apinhadas de habitantes comendo em cumbuquinhas a céu aberto. E, embora se trate de variações sobre o mesmo tema, cada templo tem a sua particularidade, uma beleza que o torna único. Muitos ficam em complexos recheados de pagodes e outras construções admiráveis, principalmente para os olhos dos ocidentais.

Um dos mais impressionantes é o complexo que congrega o Templo do Buda de Esmeralda, o Wat Phra Kaew ("wat" é templo em tailandês), e o Grande Palácio, atualmente usado apenas para determinadas cerimônias reais. O conglomerado encerra cem edifícios, que representam 200 anos de história real. Turistas não podem entrar no palácio, mas já vale caminhar pelo seu jardim. Os telhados coloridos de verde, vermelho e dourado, os pagodes adornados com flores, as pinturas representando as grandes histórias de Buda, todos os detalhes do complexo estimulam infindáveis cliques na máquina fotográfica.

No entanto, a figura de Buda que nomeia o templo não pode ser registrada em imagem. Feito provavelmente de jade ou de jaspe - e não de esmeralda, como diz o nome -, ele tem de 60 cm a 75 cm (apenas), dependendo de como é medido, e muda de roupa três vezes por ano, de acordo com a estação. É considerado um dos mais sagrados entre os budistas. Apareceu pela primeira vez no século 15 em Chiang Mai, depois foi roubado no século seguinte por invasores do Laos, levado para o Vietnã e finalmente retornou para a Tailândia 200 anos depois.

Ao fundo, o Grand Palace


Interior do Grand Palace


Interior do Grand Palace




Interior do Grand Palace



Detalhe do telhado


Ao fundo, outro templo budista











O outro templo que não pode ficar de fora de nenhum roteiro é o do Buda Deitado ou Reclinado (o Wat Pho). Esse é o maior e mais antigo templo de Bangkok. Qualquer ser humano se sente uma formiguinha na frente daquele Buda, deitado, com a mão sustentando a cabeça, como se estivesse descansando no parque. Suas pernas esticadas diferem muito das cruzadas, comuns em várias representações de Buda. Ele é todo folheado a ouro de 24 quilates e tem os pés decorados com madrepérola. São 46 metros de comprimento e 15 metros de altura.




Um pouco mais afastado desses dois, o Templo de Mármore (Wat Benchamabophit) foi construído no fim do século 19 em mármore de Carrara. Moderno, comparado com os outros templos da cidade, o Benchamabophit possui janelas com detalhes em madeira talhada e uma coleção de 53 imagens de Buda de vários estilos.

Com uma arquitetura bem menos sofisticada que a dos outros três, o Templo do Buda de Ouro (Wat Trai Mit) abriga um gigantesco tesouro, estimado em US$ 10 milhões: o maior Buda de ouro sólido do mundo, com 5,5 toneladas de ouro maciço de 18 quilates moldado há mais de 700 anos e três metros de altura. Ele fica numa sala um pouco apertada para a sua grandiosidade e atrai um enxame de turistas todos os dias.




Aproveitamos para assistir a uma luta de Muay Thai.







Floating Market - Duas horas de viagem separam o centro de Bangkok ao Mercado Flutuante Damnoen Saduak. Este mercado é peculiar pelo fato de os vendedores e compradores encontrarem-se lotados em suas pequenas canoas, comprando, vendendo ou trocando seus produtos. Os produtos são principalmente comidas, frutas e vegetais trazidos de suas próprias casas.




Koh Phangan

Pessoas de toda parte do mundo reunem-se na Ilha de Koh Phangan, no Golfo da Tailândia, para celebrar a festa da lua cheia (Full Moon Party). Esta festa tem início no fim do dia, quando os bares da praia começam a pendurar luzes coloridas em seus balcões e colocar músicas para tocar. Há músicas para todos os gostos. A festa é marcada pela diversidade cultural, animação e não tem hora para acabar.







Krabi

Após os dias agitados na Ilha de Koh Phangan, fomos conhecer a cidade de Krabi e arredores, no Mar Andaman. Krabi é notável pelas formações de pedra-sabão que surpreendemente surgem de dentro do mar, formando ilhas. Sua praia mais conhecida, Railay Beach, atrai viajantes de todo o mundo, enquanto que a Ao Nang Beach é a mais desenvolvida.





Krabi também é popular para o mergulho e snorkelling, escaladas nas pedras e trekking pela selva no lombo de elefantes. Esta, aliás, foi uma experiência bem legal que tivemos.






Leonardo di Caprio - Impossível não visitar as vizinhas Phi Phi Islands. Eternizadas pelo filme "A praia", as Ilhas Phi Phi Ley e Phi Phi Don possuem as praias e baías mais lindas da região.


.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário